sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Leitura compartilhada e elaboração de síntese esquemática

Seguindo as nossas aulas, uma nova tarefa nos foi concedida, a turma foi divida em grupos, onde cada um ficou responsável pela leitura de um respectivo texto do arquivo Ensino Fundamental de nove anos e a partir do mesmo fazer a produção de um slide, onde em nossa quarta aula, em sala cada grupo pode apresentar o seu trabalho concluído. Ficamos responsáveis pelo seguinte texto:  “Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão” de Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais (P.97 à 107) Um texto que eu particularmente achei de fácil entendimento e de um conteúdo enriquecedor.

Onde com a leitura de tal texto, pode-se observar como o papel do professor é fundamental para o enriquecimento do aluno, mas como os pais e os próprios alunos não são inferiores a isso. O professor deve sentir- se desafiado a repensar o que ensina, se é realmente o que é de direito, necessário e importante para os alunos, sejam crianças ou adolescentes e assim planejar estratégias para que sejam alunos com um auto estima elevado, pois como os autores nos explicam, alunos sem medo de errar consequentemente aprendem mais e não focar apenas no cognitivo, mas o afetivo ajuda para que a aprendizagem se torne algo prazeroso ao aluno. No texto também há formas de como melhor avaliar o aluno, exemplos de como por isso em execução, sem torna essa prática de avaliação excludente e a utilização da auto-avaliação, tanto para os alunos quanto para os professores.

A partir da leitura desse texto, educadores e nós futuros educadores, podemos perceber a quantidade de opções que temos para exercer nossa profissão de modo correto e justo para ambos os lado, fazendo com que os alunos tenham total aproveitamento da aprendizagem que à eles devem ser concedidas.

Segue abaixo o slide produzido pelo grupo, sobre o texto ao qual foi feito uma breve introdução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário