domingo, 9 de novembro de 2014

DEBATE - Projeto Político-Pedagógico

Foi feito em sala um debate onde cada aluno ficou responsável pela criação de uma pergunta sobre o texto “PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA” de Ilma Passos Alencastro Veiga, recomendado pelo professor, e um aluno, a critério de escolha de quem fez a pergunta, iria responder a mesma.

Com esse debate produzido em sala de aula pelos alunos da turma, foram discutidos assuntos em relação ao texto lido, onde podemos expor nossas opiniões e entender melhor o que é o Projeto Político-Pedagógico e como ele é construído dentro das instituições escolares, entendemos que a escola é o principal construtor e avaliador desse projeto, partindo disso é fundamental que a escola não espere por esferas administrativas superiores para realização do mesmo. Nas palavras da autora do texto proposto, "...o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola."

Fazendo algumas buscas e algumas pesquisas para entender melhor sobre como pode ser produzido e o que é o PPP, achei "8 questões essenciais sobre Projeto Político Pedagógico" , é uma matéria que possui respostas para perguntas frequentes sobre o PPP, que a revisa Gestão Escolar nos responde. Esclareceu algumas dúvidas minhas e espero ajudar a quem possa ter algumas dúvidas similares.

Para entendermos melhor o que é o Projeto Político-Pedagógico (PPP) segue o vídeo do Educador Vasco Moretto, que com muito sabedoria explica a importância e como se estrutura o PPP.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário